As estruturas pedagógicas que concernem à área geográfica da nossa vila encontram-se divididas em várias secções e em vários níveis de ensino ou ocupacionais.
Por um lado, encontramos, sob a gestão da Escola Básica Integrada de Rabo de Peixe, o ensino oficial regular, que abrange crianças desde o Jardim de Infância, até ao 3.º Ciclo do Ensino Básico; conta, também, com duas escolas que pertencem à freguesia do Pico da Pedra (EB1/JI Professor António Augusto da Mota Frazão, EB1/JI António de Medeiros Frazão).
Noutro prisma educativo, relativo à vertente profissionalizante, encontramos a Escola Profissional da Ribeira Grande, que constitui uma das principais alternativas de qualificação para a população em geral.
Relativamente à existência de Creches, Centros de Animação e de Ocupação de Tempos Livres (ATL), abrangidos por Instituições de Solidariedade Social (I. P. S. S.), a nossa vila encontra-se munida com várias valências que dependem de duas instituições: Casa do Povo de Rabo de Peixe e Santa Casa da Misericórdia da Ribeira Grande, que compensam e enriquecem toda a nossa comunidade educativa.
Ensino Regular
Na zona geográfica da Vila de Rabo de Peixe existem os edifícios escolares que compreendem as seguintes escolas: EB1/JI Escultora Luísa Constantina, EB1/JI António Tavares Torres, EB1/JI Dom Paulo José Tavares, e EB 2,3 Rui Galvão de Carvalho. São leccionando os ensinos pré-escolar e os 1º, 2º, e 3º ciclos.
EB 2,3 Rui Galvão de Carvalho
A Escola Rui Galvão de Carvalho, localizada na Rua da Eira, Rabo de Peixe, é constituída por 6 blocos, onde se encontra o Complexo Desportivo, que inclui piscina.
No edifício central estão em funcionamento o gabinete do Conselho Executivo e Assessores, os Serviços Administrativos, a Sala de Atendimento aos Encarregados de Educação, a sala de convívio dos funcionários, a Sala de Arquivos, a Sala de Reuniões, a Sala de Professores (Bar para professores), a sala dos Directores de Turma, duas Salas de Informática, os Serviços de Papelaria e Reprografia, os Serviços de Psicologia e Orientação Escolar, a Biblioteca, a Cantina e o Bar para alunos, Recepção e Telefonista.
O espaço escolar possui para além deste, mais quatro edifícios. O Bloco A (constituído por nove salas, incluindo um Laboratório de Ciências Físico-Químicas), o Bloco B (com dez salas e uma sala específica da área disciplinar de Música e outra de Educação Visual e Tecnológica), o Bloco C (contém onze salas e dois Gabinetes de apoio às NEE) e o Bloco D (possui três salas de aula, sendo uma sala específica da área disciplinar de Educação Tecnológica). Em relação ao 1.º Ciclo do Ensino Básico, que compreende três escolas, temos o seguinte universo educativo:
EB1/JI António Tavares Torres
A escola, com arquitectura tipo Plano de Centenários, datada de 1954, conta com quarenta crianças a frequentar o Jardim de Infância, e com cento e quinze educandos no 1.º Ciclo.
O corpo docente é constituído por seis professores do ensino regular, um professor de Apoio Educativo, duas Educadoras de Infância, um docente a leccionar a disciplina de Inglês, um da disciplina de Educação Físico-Motora, e um da disciplina de Expressão Musical. Conta ainda com seis Auxiliares de Aprendizagem e quatro elementos inseridos no Projecto Agir.
EB1/JI Dom Paulo José Tavares
A escola, com arquitectura moderna, datada de 2008, conta com oitenta crianças a frequentar o Jardim de Infância, e com duzentos e cinco educandos no 1.º Ciclo.
O corpo docente é constituído por onze professores do ensino regular, cinco Educadoras de Infância (sendo uma de Apoio), dois professores de Apoio Educativo, um a leccionar a disciplina de Inglês, dois da disciplina de Educação Físico-Motora. Conta ainda com nove Auxiliares de Aprendizagem, dez elementos inseridos no Projecto Agir e um elemento inserido no programa PROSA.
EB1/JI Escultora Luísa Constantina
A escola, com arquitectura moderna, datada de 2007, conta com cento e vinte crianças a frequentar o Jardim de Infância, e com duzentos e sessenta e nove educandos no 1.º Ciclo.
O corpo docente é constituído por vinte professores do ensino regular, dois professores de Apoio Educativo, dois a leccionar a disciplina de Inglês, dois da disciplina de Educação Físico-Motora, um de Expressão Musical e quatro do Núcleo de Educação Especial. Conta ainda com treze Auxiliares de Aprendizagem e oito elementos inseridos no Projecto Agir.
Escola Profissional da Ribeira Grande (Núcleo de Rabo de Peixe)
A Escola Profissional da Ribeira Grande, a funcionar desde 1998 na Vila de Rabo de Peixe, conta actualmente uma estrutura humana composta por trezentos e vinte e cinco Formandos, coordenados por sessenta e sete Formadores.
Em relação à sua estrutura pedagógica, são leccionados sete cursos Técnico Profissionais, um curso de Aprendizagem e oito cursos inseridos no programa Reactivar, mobilizado para um patamar académico com menor escolaridade.
Ocupação educacional de tempos livres
No que diz respeito à ocupação de tempos livres, creches, ou centros de actividades ocupacionais, a Vila de Rabo de Peixe é abrangida por duas instituições: A Santa Casa da Misericórdia da Ribeira Grande e a Casa do Povo de Rabo de Peixe.
Sob a responsabilidade da Santa Casa, existem na vila três ATL’s, três Jardins de Infância, três Creches, uma Ludoteca, um Centro de Educação Ambiental, um Centro de Desenvolvimento e Inclusão Juvenil e uma valência de Animação de Rua.
Sob a coordenação da Casa do Povo, temos três ATL’s e duas creches, que têm à sua responsabilidade duzentas e quarenta e três crianças, orientadas por trinta e três Auxiliares, cinco Educadoras de Infância e dois Professores.
É de salientar que estes centros educativos são uma notória mais valia para a nossa comunidade, uma vez que, quer no âmbito dos recursos humanos, onde estão munidos com técnicos especializados, Educadoras de Infância e Professores qualificados, quer no âmbito dos recursos materiais, onde se podem verificar uma qualidade e diversidade muito elevada de instrumentos lúdico-didácticos, bem como de infra-estruturas modernas e adequadas. |